HortoNews

Colunas/Opinião

Servidor é apontado como vilão, mas de quem é a culpa?

Apesar disso, é o responsável pelo funcionamento da máquina pública e o crescimento das cidades.

Servidor é apontado como vilão, mas de quem é a culpa?
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Estado (governos federal, estaduais e municipais) tem a missão de atender bem à população, oferecendo serviços públicos municipais eficazes e elevando a qualidade de vida da comunidade local.

Para tanto, precisa contar com uma equipe de servidores públicos conscientes de seu papel, capazes de promover o atendimento adequado à cada cidadão.

Porém, como em qualquer organização, há necessidade de motivar os funcionários e, muitas vezes, sensibilizá-los para a tarefa de atender bem.

Como em qualquer instituição, pública ou privada, existem várias formas de motivar os colaboradores para que façam bem suas funções. Uma delas é a remuneração pelo tempo gasto com a Empresa. Mas com certeza, a mais importante é o reconhecimento pelo bom serviço prestado e até a valorização dos "bons" servidores perante os "maus" servidores. Mostrar que quem chega e sai no horário, que quem bate suas metas e quem resolve os problemas do dia a dia serão os lembrados numa hora de promoção, por exemplo.

No entanto, na maioria das vezes, não é assim que acontece. No serviço público, os "cargos de confiança" e de chefia, são preenchidos por pessoas alheias ao setor ou ainda que nunca foram bons exemplos. São pessoas escolhidas única e exclusivamente por indicação política, por ter trabalhado na campanha de determinado político ou ainda por ter parentesco.

UM PAÍS DAS “BOQUINHAS” – Contra o Vento

São os cargos que pagam os altos salários e principalmente os cargos que ditarão como determinado setor irá funcionar, pois os colaboradores tendem a seguir a rotina de seus líderes.

É comum diretores de departamentos públicos nem aparecerem em suas repartições, pois estão ali somente para cobrar "dívidas de campanha". O que deixa os servidores sem orientação e sem fiscalização, ocasionando o mau atendimento e o mau andamento do serviço.

Os planos de carreira raramente são colocados em prática ou quando são, não acontecem como deveriam. Não fazem as avaliações corretamente, ou não são feitas por pessoas competentes para isso.

Em suma, quando for mal atendido numa repartição pública, lembre-se que as pessoas que estão ali te atendendo, não ganham bem como você imagina, ele não é o responsável pelo setor, ele não será valorizado se fizer o trabalho corretamente e nem será penalizado por não fazer.

Saúde do Servidor Público NÃO é prioridade para este governo - Sisipsemg

Mas tenha certeza que a grande maioria dos servidores públicos mantém a máquina funcionando de forma satisfatória, mesmo que com muita dificuldade. São pessoas que prestaram um concurso, cumpriram as exigências do cargo e são iguais a todas as outras, com acertos e erros, e merecem ser tratadas com dignidade e respeito.

Antes de condenar um servidor público, cobre aquele eleito pelo voto da maioria, que é o responsável pelas condições e reconhecimento dado à ele.

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!